O leite é um dos produtos mais importantes na agropecuária brasileira por sua participação na geração de renda e empregos, principalmente no meio rural. A produção de leite ocorre em várias propriedades espalhadas por nosso país. Existem produtores com diferentes graus de especialização na atividade, mas independente de seu grau de especialização, a atividade leiteira deve ser considerada como um negócio que produz alimento saudável e seguro para população. Portanto, os sistemas de produção devem ser sustentáveis e competitivos, isto é economicamente viável, estáveis e conservadores do meio ambiente e nós estamos comprometidos.

A Cooleite durante os 41 anos de sua fundação vem incentivando os seus associados na produção de um alimento saudável para população local e empreender o crescimento e a produção agropecuária na microrregião de Itapetinga-Bahia.

Nesta edição, a atual diretoria da instituição faz uma homenagem especial a todos os ex-presidentes desta Cooperativa, reconhecendo que de alguma forma contribuíram para o crescimento da Cooleite pela consolidação dos seus objetivos sociais.

 Ex-Presidente: Nelson Alves Oliveira

A Cooperativa de Produtores de Leite de Itapetinga R/Ltda foi fundada em 15 de agosto de 1970, tendo como seu primeiro presidente o saudoso Nelson Alves Oliveira. A primeira reunião aconteceu na sala 101 do Edifício Juvino Oliveira, reunindo seus primeiros filiados, todos residentes em Itapetinga, que subscreveram cada 500 cotas partes no valor de 5 mil cruzeiros. Foram eles: Nelson Alves de Oliveira, Hermógenes de Melo, Renato Santana Teixeira, Wilson Ribeiro de Oliveira, Clério Pedreira, Djalma Palmeira de Oliveira, Luvercy Alvers Pereira, Fidelcino Lopes Ribeiro, Clóvis de Almeida Ribeiro, Felício Francisco de Brito, Vivaldo Mendes Figueira, Aquilino de Souza Brito, Bernardo Pereira, Alípio Vaz Sampaio Espinheira, Donaciano Macedo, Arnaldo Nunes Fonseca, Edward Nascimento Queiroz, Otoniel Leal Andrade, Pedro Lima, Coriolano Moreira de Oliveira, Dilson Almeida Lima, Henrique Brito Filho, Manoel Xavier de Oliveira, Aureliano Coelho dos Santos, Humberto Lopes, Otaviano Lopes Teixeira, Djalma Santos Filho, Elpídio Gonçalves de Souza, Guiomar Guimarães Souza, Maria Eugênia Cardoso Dias, José de Melo Costa, Josafá Dórea Santos, Clérides Dutra,

Tertuliano da Silva Gusmão, Emerson Ribeiro Campos, Isai Dutra Amorim, Mariano Soares de Oliveira Campos, Osmar Novaes da Silveira, Joaquim Hortélio da Silva Neto e Miguel Rodrigues da Silva. Neste mesmo dia, foi criado o estatuto que rege a cooperativa.

A Cooleite levantou recursos financeiros do Banco do Estado da Bahia para compra de maquinário, veículos e construção civil e viabilizar a incorporação do Laticínio Itapetinga da empresa Júlio Alberto Produtos de Laticínios Ltda. com capacidade de processamento de 20.000 litros dia.

Ex-Presidente: Hermógenes de Melo

Em 01 de julho de 1972 assumiu a presidência da Cooperativa senhor Hermógenes de Melo ficando no cargo até 31 de março de 1989. Foi o presidente que mais tempo se dedicou à Cooperativa. Foram longos 17 anos de dedicação ao cooperativismo. Em 31 de março de 1989 foi eleito presidente Luvercy Alves Pereira – na sua gestão levantou recursos financeiros para ampliação do parque industrial para efetuar a pasteurização do leite e seu empacotamento e distribuição diretamente ao consumidor, investimento na instalação de um posto de resfriamento de leite na região de Palmares e outro em Guanambi e criação do Posto de Combustível em Itapetinga.

Em março de 1993 foi eleito presidente o senhor Ermival Carneiro e Silva tendo como vice-presidente o senhor Solon Souza Reis. Em 7 de abril de 1997, Solon Souza Reis ocupou o cargo de presidente. Durante sua gestão foi criada a loja de conveniência e ele enfrentou sérias dificuldades financeiras na empresa, devido à suspensão de pagamento do leite pela CCLB e EBAL.

Em março de 2005 é eleito presidente o senhor Pedro Pires Alves que mudou a estrutura do prédio da fábrica externa e internamente, consolidou a parceria com a VENEZA e reativou o Posto de Combustíveis Cooleite.

Presidete: Antônio Rodrigues de Oliveira

Vice-presidente: Luciano Santos Almeida

 Aos 27 de março de 2009 assume a presidência dessa Cooperativa Antonio Rodrigues de Oliveira, tendo como vice-presidente Luciano Santos Almeida, que junto com os demais diretores  têm buscado o saneamento financeiro da Cooleite, negociando dívidas da fazenda pública Estadual e Federal pré-existentes, buscando a retomada de credibilidade na rede bancária, convênios com UESB, Sebrae, Senar, Coopardo, Colégio Modelo e área de saúde para assistência aos colaboradores. Foi mantida a parceria com a VENEZA e concluídas obras já iniciadas como: refeitório/cantina/sala de reuniões com 2 compartimentos e bateria de sanitários/banheiros para ala masculina e feminina; construção de lixeira seletiva de alvenaria e azulejos, base para instalação do reservatório de gás, limpeza e restauração de toda a área não ocupada, aquisição de máquinas para aprimoramento do processo de fabricação: (queijomates, drenoprença, moldadeira 8mil lt.leite/hs para queijo mussarela; monobloco, máquinas de envase (2 novas), compressor de ar comprimido 10 toneladas, reforma de 01 desnatadeira, 02 batedeiras de manteiga, troca de toda a tubulação da fábrica por canos e onexões de inox, instalação do sistema de lavagem de latões à base de duchas de água  quente, água fria e vapor quente, reforma de 03 caldeiras, substituição do sistema evaporativo para resfriamento de água, reforma e recuperação dos compressores de amônia, recuperação de 01 câmara fria para armazenagem de leite  pasteurizado, construção de uma câmara fria com capacidade para 120 toneladas de produtos, aquisição de 01 veículo utilitário para entrega de nossos produtos, aquisição de um programa de informática atualizado para atender as exigências contábeis e financeiras, entre outros. A atual diretoria também busca oferecer  assistência ao produtor rural através do projeto Geraleite fortalecendo o espírito cooperativista na região. E apóia a implantação da BPF – Boas Práticas de Fabricação -, para adequação e implantação da fábrica ao Sisbi – Sistema Brasileiro de Inspeção da Produção de Origem Animal. Sistema este que permitirá a livre comercialização do produto da Cooleite em todo o Brasil. No posto de   combustíveis localizado na Avenida Cinquentenário, foi renovado o contrato com a Esso, colocadas grades de proteção, recuperou-se a cobertura das bombas e  foram saneadas parte das dívidas fiscais e negociadas outras. A Cooleite ainda adquiriu programas de informática atualizados e instalou sistema de câmeras espiãs no Posto de Combustível. A Cooleite passou por difícil situação econômica e financeira por longos períodos e tem sobrevivido graças ao apoio e persistência dos associados, diretores e seus colaboradores. Ao comemorar seus 41 anos, divide com a comunidade itapetinguense a grande experiência de acreditar no futuro, tendo a honestidade como lema maior, e ainda ensaia a possibilidade de aumentar a sua área de produção, englobando os produtos como bebida láctea.